Evangelho (Lc 9,46-50)

“Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem... Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito de ser protegida” [i]

Olá amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
            Nos foi dito para sermos misericordiosos com o outro, e que devemos amar o próximo como a nós mesmos, mas será que de fato cumprimos aquilo que nos foi ensinado? Como estamos tratando nosso próximo?
A leitura desta 24° semana do tempo comum, aborda sobre a misericórdia divina, pois sabemos em nossa caminha que, “Se vês a caridade, vês a Trindade” [ii].
A primeira Leitura do Livro dos Número nos conta que “O Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés. Retirou um pouco do espírito que Moisés possuía e o deu aos setenta anciãos. Assim que repousou sobre eles o espírito, puseram-se a profetizar, mas não continuaram” [iii], e nos diz no final algo muito valioso: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito!” [iv]
O salmo 18 tem como resposta: “A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração”, e nos mostra algo importante para nossa vida “E vosso servo, instruído por elas, se empenha em guardá-las. Mas quem pode perceber suas faltas? Perdoai as que não vejo!”
A segunda Leitura da Carta de São Tiago nos fala principalmente sobre o dia da matança: “E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças” [v]
O Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos nos conta que “João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue'” [vi], e tem João uma das respostas mais impressionantes na bíblia: Jesus disse: 'Não o proíbais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor.
 Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.


[i] São Francisco de Assis
[ii] Santo Agostinho
[iii] Números 11,25
[iv] Números 11,29
[v] São Tiago 5,1-2
[vi] Marcos 9,38

Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários