Série Personagens Bíblicos: Davi



Hoje vamos falar de um homem que foi ungido por Deus e é muito conhecido por cada um de nós, é autor de vários salmos, Davi.
Davi era um filho mais novo de Jessé, ele era pastor das ovelhas do pai. Quando Saul foi rejeitado, Davi foi ungido pelo profeta Samuel e depois da unção ficou cheio do Espírito Santo. Davi foi Escudeiro e tocador de harpa do Rei Saul, em uma luta ele derrotou o Gigante Golias, depois dessa batalha o rei Saul começa a sentir inveja de Davi e manda matá-lo. (1Samuel 18: 7-9). Porém, Saul não tem sucesso na tentativa pois seu filho ajuda Davi a fugir. Após sua fuga, Davi ainda fica vários anos como fugitivo, mas junta um grupo de guerreiros e torna-se mercenário. Apesar de Davi saber que era sucessor de Saul não quis matá-lo. Após a morte de Saul Davi torna-se rei da tribo de Judá, e sete anos após a morte do filho de Saul Jonatas, Davi fica sendo rei de todo Israel.
Davi teve várias esposas e uma vez cometeu adultério com a esposa de Urias, ela engravida e Davi manda matar Urias para ficar com ela. Deus castigou Davi e a criança morreu. Davi se arrependeu e depois teve problemas familiares. Alguns filhos de Davi eram muito rebeldes, causavam muitos problemas, alguns anos depois Davi e três de seus filhos foram mortos.
Assim como nós Davi era muito pecador, mas maior que seu pecado era o amor que ele tinha por Deus, ele fez de tudo para ser obediente. Davi pecava mas se arrependeu de coração dos seus erros.  Sempre soube que era pecador e que precisava de Deus.
Muitas pessoas, ou até mesmo nós, julgamos como Davi foi pecador, mas nunca olhamos o amor que ele tinha por Deus e o quanto ele se arrependia. Então, que assim como Davi possamos ser ungido pelo Espírito Santo, que possamos nos arrepender de nossos pecados e fazer nosso melhor para sermos obedientes a Deus, e que tenhamos um amor sincero por Ele.

Salmos 101
1 Cantarei a misericórdia e o juízo; a ti, SENHOR, cantarei.
2 Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? Andarei em minha casa com um coração sincero.
3 Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.
4 Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.
5 Aquele que murmura do seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não suportarei.
6 Os meus olhos estarão sobre os fiéis da terra, para que se assentem comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.
7 O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.
8 Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade.
Gabriel de Maria – Sentinelas do Humor

Comentários