Evangelho de Lucas 13,1-9

“Deus não precisa castigar as pessoas pelos pecados. O pecado já é o próprio castigo, devora as pessoas por dentro.
O objetivo de Deus não é castigar, Sua alegria é curar”.
(A Cabana)
Queridos irmãos em Cristo, nós constantemente cultivamos a ideia de que quando nos acontece coisas ruins, elas são castigos de Deus, mas é exatamente isso que Jesus vem nos falar nesse Evangelho através da parábola da figueira:
Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. (Lucas 13:6-9) O que Jesus espera que tenhamos como ensinamento dessa parábola?
Que essas situações nos acontecem para que possamos despertar de como é breve nossa vivência aqui na terra, e assim nos incentivar para que nossa mentalidade mude nos levando a conversão.
Muitas vezes nos parecemos com essa figueira, que foi plantada em terra produtiva mas não dava frutos, pois as vezes estamos inseridos em vários projetos da igreja porém não damos frutos, não nos convertemos verdadeiramente.
Permanecemos com a mentalidade antiga, sempre buscando nos satisfazer e não produzindo os frutos que o Senhor espera de nós.
A nossa conversão é algo que precisa acontecer com total urgência, mas devemos ter a consciência de que ela deverá ir até o final de nossa vida, até o dia em que o dono da vinha vier nos encontrar.
E quem é o dono dessa vinha?
O dono dessa vinha é Deus Pai, Jesus é o vinhateiro, e as vinhas são todos aqueles que serão apresentados e entregues ao Pai.
Na parábola, o vinhateiro pede a misericórdia para que o dono da vinha dê mais um tempo e assim proporcione uma chance para a figueira.
Assim Jesus também faz conosco, pede ao Pai para que tenha misericórdia de nós, ele nos defende.
O Senhor deseja encontrar não somente folhas em nós, ou seja, algo exterior, mas sim nossa busca pela conversão, pela santidade e uma vida de plena amor.
Não sabemos quando o Senhor virá, por isso precisamos ter pressa, e deixar que o nosso vinhateiro que é Jesus nos abasteça. E assim não teremos medo das coisas ruins, pois estaremos abastecidos das graças do Pai, receberemos os cuidados de nosso vinhateiro Jesus e seremos conduzidos pelo Espírito Santo. Amém!
Apesar de tudo meu Senhor
Que eu tenho feito até hoje
Eu te peço oh! Senhor vem com teu amor
Curar o meu interior
Converte então Senhor, meu coração
Escute a minha voz que pede nesta canção
Transforma meu Jesus das trevas luz
Toca Senhor, cura Senhor com teu amor
Que eu tenha compreensão
Muito amor no coração que eu veja no irmão
Tua presença meu Senhor que eu saiba perdoar
E tão simplesmente amar
Não somente receber, mas dar!
(Conversão – Padre Zezinho)
Adriana Martins – Sentinelas do Humor


Comentários