Anúncio do Evangelho Mc 12,38-44

Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos. [i]

Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Em nossa sociedade hoje podemos ver aqueles que tem muito, e aqueles que não tem nada, os que vivem bem, e os que nada tem, e é sobre esta diferença, especialmente nos mais pobres que vamos ver hoje.
“Na procura de Deus é Ele quem se adianta e vem ao nosso encontro” [ii], e na necessidade Deus vem nos ajudar, e é sobre essa ajuda que a liturgia desta 32° semana do tempo comum vem abordar.
. A primeira Leitura do Primeiro Livro dos Reis, conta que “Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta.  Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: ‘Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber’.” [iii], e a mulher conta que tinha somente um pouco de farinha e azeite, e que estava pegando lenha a fim de preparar aquilo que tinha e “depois esperar a morte” [iv], e a mulher fez o que Elias pediu, e “A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias” [v].
                O salmo 145 tem como resposta: Bendize, minh ‘alma, bendize ao Senhor! E conta que “O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.” [vi].
            A segunda Leitura da Carta aos Hebreus conta que “Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor.” [vii], e nos lembra que “O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.” [viii].
                O evangelho tirado do livro de Marcos conta que “Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: ‘Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, [...] Por isso eles receberão a pior condenação’”. [ix], e fala que diante do cofre das esmolas muitos depositavam muito, e chegou uma viúva e colocou duas pequenas moedas, então “Jesus chamou os discípulos e disse: ‘Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver’.” [x]
Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.

[i] Santo Agostinho
[ii] Santo Agostinho
[iii] Reis 17,10
[iv] Reis 17,12
[v] Reis 17,16
[vi] Salmo 145
[vii] Hebreus 9,24
[viii] Hebreus 9,27-28
[ix] Marcos 12,38-40
[x] Marcos 12,43-44

Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários