Anúncio do Evangelho (Mt 5,1-12a)

“Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” [i]


Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Deus nos deu seus mandamentos, para que seguindo o que foi dito, possamos estar junto com ele e sua lei, que é para nós motivo de alegria, uma vez que sabemos o que temos que fazer.
“Pela revelação divina quis Deus manifestar e comunicar-se a Si mesmo e os decretos eternos da Sua vontade a respeito da salvação dos homens” [ii], e é sobre estes decretos que a liturgia desta 31° semana do tempo comum vem abordar.
A primeira Leitura tirada do Livro do Deuteronômio nos ordena que: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno” [iii].
O salmo 17 tem como resposta: “Eu vos amo, ó Senhor, porque sois minha força!” e anuncia como deveríamos anunciar: “Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!”
A segunda leitura tirada da carta aos hebreus nos ensina que “Os sacerdotes da antiga aliança sucediam-se em grande número, porque a morte os impedia de permanecer. Cristo, porém, uma vez que permanece para a eternidade, possui um sacerdócio que não muda.” [iv] e nos relembra que “Ele não precisa, como os sumos sacerdotes oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.” [v]
 O evangelho tirado do livro de Marcos conta que “Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’ Jesus respondeu: ‘O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes’.” [vi]
Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.

[ii] constituição dogmática dei verbum §6 
[iii] Deuteronômio 6,5-6
[iv] Hebreus 7,23-24
[v] Hebreus 7,27
[vi] Marcos 12,29-31

Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários