Evangelho de Lucas 1,46-56


A alma pura não se deixa levar pela competição, pelo orgulho nem pela maldade! Só quem é justo e vive a pureza sabe reconhecer e agradecer a bondade de Deus para conosco.
No Evangelho de hoje podemos contemplar um dos mais belos cânticos da Sagrada Escritura:
‘A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador’ (Lucas 1, 46-47).
Esse cântico foi entoado por Nossa Senhora quando na Anunciação, ela louva o Senhor e expressa agradecimentos pelas magnificências que lhe foram concedidas.
Maria em sua humildade não exalta a si mesma, mas sim Aquele que realizou maravilhas em sua vida, ela está exaltando a promessa do Senhor que enviaria o seu filho para resgatar o seu povo.
Somente quem é justo e tem pureza em seu coração consegue perceber, reconhecer e agradecer a misericórdia de Deus conosco. Ao contrário daquele que não tem justiça e pureza em seu coração, esse viverá reclamando, murmurando, pois como não tem Deus como o Senhor de sua vida não consegue sentir sua presença e assim reconhecer seu imenso amor.
Se de verdade queremos sentir a presença Dele em nossa vida, primeiramente precisamos fazer a sua vontade. Dessa maneira estaremos sendo justos e corretos, colocando a vontade de Deus em prática, pois muitas vezes clamamos por justiça, mas não vivenciamos uma vida correta, de acordo com a vontade do Senhor.
E além de vivenciarmos a vontade de Deus, precisamos ter pureza em nosso coração, ter em nosso interior a forte relutância para vivermos da maneira correta. Devemos ter cuidado para não cultivarmos a maldade em nosso coração, fruto da inveja, ressentimento, mágoa, ciúmes e competitividade em que vivemos. Nossa alma precisa estar pura para não carregarmos conosco a maldade.
Mesmo quando não temos o reconhecimento humano, mesmo quando somos humilhados, pisados pelo próximo, se nossa alma estiver pura, ela não deixará de sentir a doce presença de Deus, nem sua mão a nos guiar.
Em nossa intimidade, mesmo passando por humilhações, reconheceremos Deus, que nunca nos abandona. Pois a alma que é pura, sabe reconhecer que Deus está acima de tudo.

Quem é esta que avança como aurora
Temível como exército em ordem de batalha
Brilhante como o sol e como a lua
Mostrando os caminhos aos filhos seus
Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao senhor
Meu espírito exulta em Deus, meu salvador
Quem é esta que avança como aurora
Temível como exército em ordem de batalha
Brilhante como o sol e como a lua
Mostrando os caminhos aos filhos seus
Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao senhor
Meu espírito exulta em Deus, meu salvador
(Quem É Esta Que Avança Como Aurora - Padre Marcelo Rossi

Adriana Martins – Sentinelas do Humor

Comentários