Anúncio do Evangelho (Jo 2,1-11)

Com o coração se pede. Com o coração se procura. Com o coração se bate e é com o coração que a porta se abre [i]

Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Estamos começando a segunda semana do tempo comum, já com o primeiro milagre de Cristo, num casamento em Caná da Galileia.
A primeira Leitura do Livro do Profeta Isaías fala que: “Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação. As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar [ii]
O salmo 95 tem como resposta: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, manifestai os seus prodígios entre os povos!” e pede que: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
A segunda Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios conta que: “Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” [iii]
O evangelho tirado do livro de joão conta que “Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia [...] Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação [...] Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. [...] O mestre-sala experimentou a água e chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele”.
Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.



[i] Santo Agostinho
[ii] Is 62,1-2
[iii] 1Cor 12,4-7
[iv] Jo 2,1-11

Natan Ribeiro - Sentinelas do Humor

Comentários