Anúncio do Evangelho (Lc 3,15-16.21-22)

“O Batismo é o mais bonito e maravilhoso dos dons de Deus… Chamamo-lo… dom, porque é concedido aos que nada têm; graça, porque é dado também aos culpados”. [i]

Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
“Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão” [ii].
Meus queridos, a liturgia desta solenidade do batismo do senhor nos mostra mais sobre o sacramento que recebemos, e como Cristo também foi batizado.
A primeira leitura tirada do livro do profeta Isaías conta que “Assim fala o Senhor: “Eis o meu servo – eu o recebo; eis o meu eleito – nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade” [iii].
O salmo 28 tem como resposta “Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!” e pede que “Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!”.
A segunda leitura tirada do livro dos Atos dos Apóstolos conta que Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: “depois do batismo pregado por João: como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele”. [iv].
O evangelho tirado do livro de Lucas conta que “Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”. [v]

Que nós, que acreditamos em Deus, enquanto esperamos sua vinda gloriosa, possamos crer e exaltar o Cristo, o pão da vida que veio do céu que morreu por nós, agradecer suas ações, estudar suas palavras e viver seus exemplos, pois somente desta forma, poderemos alcançar o reino dos céus.

[i] São Gregório de Nazianzo
[ii] Catecismo da igreja Católica §1213
[iii] Is 42,1-3
[iv] At 10,37-38
[v] Lc 3,15-16.21-22


Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários