Anúncio do Evangelho (Jo 8,1-11)

As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confronta [i]

Caros amados, que a paz de nosso senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado no mundo, o amor de Deus para com todos, e a intercessão de nossa senhora esteja no coração de cada um de nós!
Nós estamos no quinto domingo da quaresma, o último domingo de preparação para a páscoa de nosso senhor Jesus Cristo, “Ora, nós sabemos que Jesus veio trazer a salvação integral. É precisamente a esta salvação integral que a Quaresma nos quer guiar, tendo em vista a vitória de Cristo sobre todo o mal que oprime o homem” [ii].
A primeira leitura do livro do Profeta Isaías conta que “Isto diz o Senhor, que abriu uma passagem no mar e um caminho entre águas impetuosas [...] “Não relembreis coisas passadas, não olheis para fatos antigos. Eis que eu farei coisas novas, e que já estão surgindo: acaso não as conheceis? Pois abrirei uma estrada no deserto e farei correr rios na terra seca” [iii].
O responsório tem como resposta: “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” e conta que Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar; encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções. Entre os gentios se dizia: “Maravilhas fez com eles o Senhor!” Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” [iv].
A segunda leitura tirada da Carta de São Paulo aos Filipenses conta que: Irmãos: Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, não com minha justiça provindo da Lei, mas com a justiça por meio da fé em Cristo, a justiça que vem de Deus, na base da fé. Esta consiste em conhecer a Cristo, experimentar a força de sua ressurreição, ficar em comunhão com os seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte” [v].
O evangelho tirado do livro de João conta que “Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo [...] sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. [...] disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” [...] Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. [...] E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um [...] e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais” [vi].
Que nós que acreditamos em Cristo possamos nesta quaresma melhor nos preparar para a Páscoa e nosso Senhor Jesus Cristo, com o Jejum, a penitência e a esmola.

[i] Santo Agostinho
[ii] Papa Emérito Bento XVI
[iii] Isaías 43,16-19
[iv] Salmo 125
[v] Filipenses 3,8-10
[vi] João 8,1-11

Natan Ribeiro – Sentinelas do Humor

Comentários